Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Casa sustentável em Melides promove tranquilidade rural e sustentabilidade

Mäyjo, 25.09.13

 

Casa sustentável em Melides promove tranquilidade rural e sustentabilidade (com FOTOS)

 

 

A Casa em Melides, criada pelo arquitecto Pedro Reis na zona rural do município de Grândola, surge como o refúgio perfeito para quem quer fugir da cidade. Com uma forte estética geométrica, esta habitação de férias oferece um amplo espaço que se funde com a paisagem. Além disso, a organização em volumes goza de um design sustentável que privilegia a iluminação e ventilação naturais e a mínima perturbação com o local.

A Casa em Melides está separada em duas grandes áreas – que são dois volumes rectilíneos empilhados. O volume inferior alberga os quartos, a cozinha e as casas de banho, enquanto o de cima as áreas de convívio. O volume de baixo, revestido de folhas de cimento pré-fabricadas cor de terra, confunde-se com o solo, como se parte da paisagem se tratasse. O volume de cima usa vidro do chão ao tecto em muitas das paredes.

Embora a maior parte da habitação esteja pintada de branco, por dentro e por fora, as paredes tornam-se numa tela variável face às mudanças de cores do campo.

O cliente consultou três escritórios de design antes de avançar com a construção – Pedro Reis apresentou o projecto de uma casa construída no topo de uma colina íngreme, de modo a tirar o máximo partido da natureza circundante, e recebeu a aprovação. O resultado é de tal forma espantoso que mereceu destaque internacional no Inhabitat e foi distinguido no World Architecture Community Awards.

 

in: Green Savers